Se você acabou de comprar um imóvel ou pretende reformar o seu apê pequeno, este post é para você! Confira neste post 6 dicas de decoração para apartamentos pequenos!
A principal vantagem dos móveis planejados é o fato deles conseguirem otimizar até mesmo os menores espaços. Feitos sob medida, eles conseguem estabelecer harmonia entre os espaços dos apartamentos menores. Na cozinha, por exemplo, os móveis planejados conseguem distribuir os eletrodomésticos e os armários de maneira prática e eficaz para o uso no dia a dia.
A especialista em organização, Marie Kondo, é uma mulher japonesa de 30 anos que já vendeu mais de dois milhões de exemplares do seu livro “A Mágica da Arrumação”. Se você ainda o não leu, leia. Com as técnicas ensinadas nesse livro, você aprenderá a organizar os seus objetos e principalmente a desapegar daquilo que você não necessita. Sendo assim, sigamos as dicas valiosas de Marie: evite o acúmulo de objetos e limite a quantidade deles no seu apartamento.
Cores claras têm o poder de ampliar espaços, pois elas refletem melhor tanto a iluminação natural quanto a artificial. Deixe as cores fortes para os objetos menores e detalhes. Nas paredes e nos móveis, abuse de tons mais claros, como o bege, areia, branco, gelo, etc.
O uso de espelhos é o maior truque dos arquitetos e decoradores na hora de ampliar um espaço sem precisar de reformas. Posicionados em pontos estratégicos do ambiente, o espelho proporciona uma amplitude incrível para o seu apartamento. O uso de espelhos em ambientes menores pode ser feito tanto com peças grandes quanto com peças menores, desde que estas estejam agrupadas.
Com um espaço reduzido, fica complicado ter um móvel para cada finalidade. Sendo assim, dê prioridade àqueles que tenham mais de uma função. O sofá da sala, por exemplo, pode ser um sofá-cama. Isso já facilita quando receber visitas que dormirão em seu apartamento. Outro exemplo são os pufes com baú — por baixo do assento dele existe um espaço excelente para guardar objetos.
Quanto menor for o tamanho do apartamento, mais integrados devem ser os ambientes. Para isso, evite as divisórias comuns. As cozinhas americanas são exemplos de integração de espaço — os tapetes também podem ajudar na delimitação de cada ambiente.
Deu para perceber que a palavra de ordem na decoração para apartamentos pequenos é otimizar, não é mesmo? Otimize os espaços e tenha um apartamento mais amplo e confortável para morar.
Deixe agora o seu comentário no post e nos conte como você faz para aproveitar da melhor formas os espaços do seu apartamento pequeno por meio de uma decoração estratégica!