Como escolher as cores na decoração do apartamento?
Cada ambiente pode trazer uma sensação com as cores escolhidas para ele. Um banheiro verde se torna relaxante, uma suíte com tons de azul é calma, uma sala fica contagiante com tons de laranja. São muitas possibilidades, portanto, entender como escolher as cores na decoração do apartamento é essencial para ter a atmosfera que deseja.
Antes de saber como escolher as cores na decoração…
Simplesmente optar pelas cores da moda pode ser um tanto arriscado, pois podem não combinar tanto assim com seu estilo e personalidade.
Alguns fatores precisam ser considerados antes de escolher as cores na decoração do apartamento. Anna Starmer, especialista em cores e design, recomenda responder as seguintes questões:
- Qual a finalidade do ambiente e quem mais usará?
- Quais horários do dia será mais utilizado?
- Quanta luz natural o ambiente em questão recebe?
- Há alguma importante característica arquitetônica nesse local?
- Quais cores estarão presentes nos ambientes adjacentes a esse local?
- Que sensações e emoções deseja transmitir?
A partir disso, você conseguirá se guiar com mais facilidade entre as infinitas opções disponíveis hoje no mercado e criar uma paleta de cores harmônica.
O poder das cores na decoração
As cores nos causam emoções e o uso da luz pode potencializar ou reprimir essa sensação. Por isso é tão importante entender qual a atmosfera do ambiente, pois assim é possível escolher as cores na decoração do apartamento com mais confiança.
Nos próximos parágrafos, contamos quais as principais sensações que elas e suas diferentes tonalidades causam:
Azul
O azul é relacionado à clareza de pensamento, lealdade e responsabilidade. Com tons esverdeados, alivia o estresse. Azul escuro estimula à introspecção. Em tons pastel tem poder calmante e dá sensação de amplitude por refletir bastante a luz, logo, é uma ótima opção para ambientes pequenos.
Laranja
Já o laranja é acolhedor, criativo e aconchegante. Terracota, caramelo e mel são tonalidades de laranja quentes e convidativos. Em tons claros e suaves se torna uma cor que potencializa a sensação de bem-estar.
Roxo
Se quer evidenciar espiritualidade, sofisticação e sensibilidade, aposte no roxo. Também estimula o lado artístico. Lavanda, uma cor clara e delicada, é refrescante e tranquilizante. Roxo escuro e forte pode levar à introspecção.
Vermelho
O vermelho é difícil de ser trabalhado e pouco recomendado para ambientes onde as pessoas ficarão por muito tempo. É estimulante, passional e associado também à agressividade. Em tons de rosa, estimula o afeto, é feminino e divertido. Os vermelhos com fundo acinzentado são elegantes.
Uma maneira mais comedida de usar o vermelho é em móveis, itens decorativos ou até em utensílios de cozinha.
Verde
O verde é tranquilizante, representa a natureza. Além disso, é associado à honestidade, harmonia, equilíbrio e estabilidade. Em tons pastel é ideal para um ambiente onde se busca relaxamento e sossego. Verde escuro é ligado à força, enquanto as cores pistache e verde lima, por exemplo, remetem à limpeza, pureza e brisa.
Amarelo
Amarelo é considerado acolhedor, remete à riqueza e à alegria. Estimula a criatividade e o funcionamento do cérebro. A tonalidade creme é recomendada para qualquer ambiente. Traz luz para espaços pequenos e escuros. Mostarda, ouro e bronze são variantes muito sofisticadas, quentes e elegantes.
Preto
Quando usado com sabedoria, traz sofisticação e sobriedade. Cores escuras como o preto tendem a dar a sensação de espaço e objetos menores. Ganhou evidência com o estilo industrial, composto em sua maioria por preto e tonalidades de cinza.
Branco
O branco lembra higiene, claridade e pureza. A recomendação é usar variações de texturas e brincar com outros pontos de cor, pois um ambiente branco em demasia pode remeter à hospital e criar uma atmosfera impessoal.
Cinza
Por fim, o cinza. É uma cor versátil que combina muito bem quando usada em uma composição com outras cores quentes (como laranja, amarelo e vermelho). Está ligado à sabedoria e à idade, mas para alguns pode associar à fadiga.
Os esquemas de cores
Não é necessário ir muito longe para escolher as cores na decoração. Observe a natureza e repare: em todo lugar há diversas paletas perfeitamente harmônicas.
Ainda assim, é possível se orientar com os chamados esquemas de cores: combinações presentes na natureza ou pré-estabelecidas de acordo com algumas regras.
Tenha como principal base o círculo cromático da imagem abaixo. A partir dele, é possível crias os esquemas e escolher as cores da decoração do seu apartamento.
Esquema neutro
O esquema neutro é muito sofisticado para qualquer ambiente. É composto por tons pastel e cores da natureza em tonalidades menos vibrantes como areia, canela, marrom etc. Assim como o esquema acromático, é atemporal.