Como funciona o saque do FGTS para a compra de imóvel?
Entenda quando o trabalhador tem direito ao saque do fundo de garantia para o financiamento e compra de um imóvel.
O setor imobiliário foi um dos poucos setores que conseguiu se manter e ainda colher frutos durante a pandemia de covid-19. O ramo teve um aumento de 26% em 2020, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Isso é explicado pelas restrições de mobilidade social, que fez com que as pessoas permanecessem mais em casa, buscando melhores condições de moradia, o déficit habitacional e também graças aos juros mais baixos durante a crise.
Para conquistar o sonho da casa própria, o trabalhador pode contar com diversos incentivos e apoios financeiros, sendo um dos principais o saque do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) . Confira como e quando o fundo pode ser usado na aquisição de um imóvel.
Quando utilizar o FGTS na compra do imóvel
Conforme previsto em lei, todo trabalhador registrado sob o sistema CLT tem direito ao FGTS e o saldo desse fundo pode ajudar no na construção de uma casa, no financiamento de um imóvel e também amortizar as prestações futuras.
Embora seja um direito, existem alguns requisitos para que o saldo possa ser utilizado, confira:
- Mínimo de 3 anos de registro em carteira (não necessariamente sequenciais ou na mesma empresa);
- Entrada do financiamento, dependendo da instituição financeira;
- Residir ou trabalhar na mesma cidade ou na mesma Região Metropolitana onde comprará o novo imóvel;
- Não ser titular de um financiamento no Sistema Brasileiro de Habitação (SFH);
- Não ter um imóvel na mesma cidade onde pretende financiar o novo imóvel;
- Localizado em região urbana;
- O imóvel valer até R$1,5 milhão
- O novo imóvel não pode ter sido comprado ou quitado pelo vendedor usando o saldo do FGTS nos últimos 3 anos.
Como realizar o saque para o financiamento
Após a seleção do imóvel, o interessado deve procurar a instituição financeira que preferir para solicitar o financiamento. Será necessário autorizar o banco a conferir o saldo disponível do FGTS e aguardar a avaliação do bem pela Caixa Econômica Federal, gestora do fundo, para que aprove o uso, desde que atenda aos requisitos acima.
Após a avaliação e aprovação do imóvel, assine e registre o contrato fornecido pela instituição financeira, nesse momento o fundo será liberado ao banco. A autorização da consulta do FGTS pelo banco pode ser liberada pelo próprio aplicativo de mesmo nome ou pelo internet banking da Caixa.
Continue acompanhando as noticias e dicas em nosso Blog Aurea.