Não existe uma regra na escolha das cores fortes. Antes de tudo, precisamos entender que as cores despertam sensações e por isso na hora de escolher, buscamos o significado de cada uma delas, sempre optando por aquelas cores que aliado ao gosto pessoal faça sentido a intenção do morador com o cômodo.
Simplificando a escolha, algumas dicas para montar uma paleta colorida até mesmo para quem tem preferência ao neutro. Perca o medo de cores fortes, confira!
Busque referências sobre decoração em sites, revistas e redes sociais. Através da pesquisa, poderá compreender melhor a preferência sem medo de leva-la para sua morada. antes de usar definitivamente, orientemos testar esse mix de cores nos ambientes. Só assim poderá saber a resposta sensitiva que elas irão trazer. Se incomodar logo de cara, é melhor não insistir e trabalhar com outras opções.
Para quem está inseguro, cautela, desta forma, uma opção mais confortável é escolher moveis ou objetos simples para renovar, pintar e até mesmo substituir, caso o morador se canse da cor.
Testar com almofadas, mantas e estofados de cadeira. Itens pesados, tanto no visual quanto financeiramente como por exemplo armário de cozinha ou sofás muito coloridos, funcionam para quem já está certo da decisão. Assim é possível alterar toda decoração apenas com pequenas trocas e ajustes.
Para não exagerar na dosagem de cores, é recomendado que em dormitórios e ambientes onde a tranquilidade e o relaxamento sejam as percepções desejadas, tons claros predominem. bege, azul e cinza são cores relacionadas constantemente a esse sentimento de tranquilidade. Apostar no detalhe mais escuro, pode dar certo.
Porém se a intensão é estimular o cérebro, o vermelho como cor pimenta e laranja secundárias, podem estar presentes em uma área social. Trazendo descontração ao ambiente a dica é misturar, seja por aplicação do ton sur ton, ou através das cores análogas.
É possível combinar cores intensas em todos estilos de decoração. Clássico ou neutro, a aposta é na execução de gradientes da mesma cor. Variando um mesmo tom, constrói harmonia e mantem a proposta mais discreta. Isso prova que, cores intensas podem marcar presença mesmo que a desconstrução não seja o contexto.
Em sua maioria, ambientes compostos por moveis e decorações com cores claras, acabam transmitindo a sensação de amplitude, porém isso não significa que sejam premissas para projetos em apartamentos compactos. Moveis contínuos ou integrados e trabalhando bem o jogo entre iluminação natural e artificial, as cores mais escuras e fortes podem ser aplicadas e ainda assim deixar o ambiente amplo e confortável!